CERN lança iniciativa de hardware aberto
Hardware aberto
Quatro meses após o lançamento da versão alfa, o CERN lançou hoje a versão 1.1 da licença Open Hardware (OHL), destinada a criar um ambiente para o desenvolvimento de equipamentos "abertos".
O Hardware Aberto pretende fazer pelos equipamentos o que o conceito de Software Livre faz pelos programas de computador.
A licença OHL estabelece um marco legal para facilitar a troca de conhecimento entre a comunidade de design eletrônico.
O CERN, que está patrocinando a iniciativa, é a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, que administra o Grande Colisor de Hádrons, mais conhecido como LHC.
Disseminação do conhecimento e da tecnologia
"No espírito da disseminação do conhecimento e da tecnologia, a OHL foi criada para governar o uso, cópia, modificação e distribuição da documentação de projeto de hardware, e a fabricação e distribuição de produtos," afirma um comunicado do CERN.
A documentação de projeto de hardware inclui diagramas esquemáticos, desenhos, esquemas de circuitos ou placas de circuito impresso, desenhos mecânicos, fluxogramas e textos descritivos, bem como outros materiais explicativos.
"Para nós, o impulso para o hardware aberto foi em grande parte motivado pela inveja bem-intencionada de nossos colegas que desenvolvem os drivers para Linux," afirmou Javier Serrano, engenheiro do CERN e fundador da organização que vai administrar a licença de hardware aberto.
"Eles são parte de uma comunidade muito grande de designers que compartilham seus conhecimentos e seu tempo para deixar o sistema operacional [Linux] o melhor possível. Sentimos que não havia nenhuma razão intrínseca para que o desenvolvimento de hardware devesse ser diferente," completou Serrano.
Licença OHL
A licença OHL fornece uma base para a troca de conhecimentos que concilia os princípios do design aberto com a rastreabilidade e com a gestão da propriedade intelectual.
A versão 1.1 incorporou sugestão recebidas da comunidade, a fim de seguir os princípios geralmente aceitos dos movimentos de código livre e código aberto.
O endereço do repositório de hardware aberto é www.ohwr.org e da licença OHL é https://www.ohwr.org/cernohl.
Para conhecer um projeto completo de hardware aberto, veja a reportagem Apresentada primeira máquina capaz de construir uma cópia dela mesma.
WiFi dorminhoco reduz consumo das baterias à metade
Um pesquisador da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, descobriu uma forma de dobrar a duração da carga das baterias de dispositivos móveis, como celulares, tablets e notebooks, ao baixar conteúdo da internet.
O truque está em uma pequena, mas crucial alteração na tecnologia WiFi, largamente utilizada pelos usuários de equipamentos móveis para conexão à internet.
Consumo acelerado de bateria
O consumo da bateria desses equipamentos é particularmente elevado quando, ao usar a rede WiFi, o equipamento encontra-se na vizinhança de outros dispositivos fazendo o mesmo.
Nesses casos, cada aparelho tem que "ficar acordado" para pegar sua vez na fila e baixar um pequeno pedaço da informação desejada. O processo repete-se várias vezes por segundo.
Isto significa que a drenagem da bateria ao baixar um filme na Avenida Paulista, ou em qualquer outro lugar com alta concentração de usuários, é muito maior do que baixar o mesmo filme durante um fim de semana no interior.
Modo dorminhoco
O novo software elimina este problema ao permitir que os dispositivos móveis "durmam" enquanto um outro equipamento na vizinhança baixa sua cota de informações.
Isto não economiza energia apenas para o próprio aparelho que entra em estado de espera (sleep mode), mas também para os outros equipamentos na área, que operam sem perder o sono por causa da concorrência.
O novo sistema foi batizado de Sleepwell (durma bem) por seu criador Justin Manweiler.
"Pontos de acesso WiFi dotados com o Sleepwell podem escalonar seus ciclos de atividade para uma sobreposição mínima com os outros, resultando em ganhos de energia promissores, com uma perda de desempenho desprezível," disse Manweiler.